Ir para conteúdo

Shadow2012

Amigo EletrônicaBR
  • Posts

    1.741
  • Posts por dia

    1,03
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos

    347
  • País

    Brasil

Sobre Shadow2012

  • Rank
    Gold Member
  • Data de Nascimento 27-03-1979

Informação Pessoal

  • Localidade
    Joinville - SC
  1. Valeu @wizof36. Sempre que eu puder postarei meus reparos deixando como dica.
  2. @cristi Quando ocorre esse defeito , primeiro regrava-se a BIOS. Depois troca-se CI de charger e mede-se as resistências de 10 Ohms ligadas a ele (em muito casos essas resistências alteram seu valor e a placa não liga). Se não resolver, troca-se super I/O.
  3. Placa ao pressionar botão de power led vermelho acendia e apagava. Fui diretamente no OZ8602 (CI de charger) que apresentava leve aquecimento e medi os resistores de 10 Ohms ligados a ele que normalmente alteram sua resistência. Resistores OK. Trocado o OZ8602 e defeito persistiu. Regravada BIOS e defeito persistiu. Trocado multi I/O e defeito resolvido.
  4. Placa quando startada apresentava, inicialmentelmente uma corrente de consumo de 0,95A mas logo cai para 0,20A e desligava. Tornava a ligar sozinha, apresentando o mesmo comportamento descrito e desligava desta vez não tornando a ligar sozinha. Tinha Vcore e todas as outras tensões, exceto, a tensão VGFX_Core. Troquei processador, memória, regravei BIOS EC e defeito persistiu. Passei para BIOS PCH que apresentou problemas na regravação da ROM. Trocado chip de BIOS, regravado e defeito resolvido.
  5. Obrigado @Gilson Macedo. Mais ou menos desconfiei que poderia estar acontecendo isso. Mas os pinos Data+ e Data- das USB's não vão diretamente ao chipset?
  6. Esse equipamento chegou não funcionando as seguintes teclas (Teclado ABNT): p,ç, ; , [ , ] , ~, setas, ( todas essas num mesmo setor do teclado). Troquei teclado, regravei BIOS ( pouco provavel de ser o defeito), ressoldei I/O e alguns resistores com solda oxidada sob chipset. Montei placa somente com video, teclado e HD . As teclas funcionaram normalmente. Montei o equipamento e as teclas voltaram a falhar. Desmontei novamente, desconectei todos os periféricos e as teclas voltaram a funcionar. Por fim o defeito estava na placa filha que contém as 3 USB's. Trocada a placa-filha e o defeito foi resolvido. Mas fica a dúvida de o por quê a placa filha (defeituosa) estava fazendo falhar o teclado??? Alguém teria uma explicação?
  7. Talvez esse caso sirva para outras placas cujo defeito é não dar vídeo no HDMI. Pelas imagens medi a tensão 5V_CRT_S0_R e estava com 4,3V. Medindo diodo D5001, em escala de diodo e diretamente na placa, multímetro acusava 2,5V de queda de tensão em D5001 diretamente polarizado. Fiz um jumper sobre o diodo e passou a gerar imagem no HDMI. Trocado o D5001 e a tensão 5V_CRT_S0_R passou a 5V e o defeito foi resolvido. Diodo danificado: medindo-o fora da placa, em escada de diodo, não apresentou condução quando diretamente polarizado. Antes de partir para reball ou reflow do chipset fica a dica aí.
  8. Injetei 3,3V no source do PQ19, consumo na assimetrica acusou 0,5A e chipset aqueceu bastante. Provavelmente o chipset foi junto com o I/O.
  9. @Jakers Binder A bobina PL10 está na linha de +VCC_GFX. Há 1,4 Ohms de resistencia nessa linha. Já levantei a bobina e a placa ainda apresenta o mesmo defeito.
  10. Há ausencia de tensão na bobina PL10.
  11. @Jakers Binder Troquei o I/O. O original era um Nuvoton NPCE985L. Procurei-o nas sucatas e não achei. Porém olhando no esquema elétrico o I/O está identificado como NPCE885L. Coloquei esse, então. No entanto a placa agora liga, cooler gira , processador aquece porém em 3 segundos ela desliga. Retornei a ROM backup da bios. Defeito permanece.
  12. Matou a charada @Jakers Binder. Havia curto no pino 4 do PU15. Injetei 3,3V nesse pino e o I/O ferveu. Vou trocá-lo e retorno. Obrigado.
  13. @Jakers Binder Mas e o fato de estar aquecendo o PWM de 3,3V e 5V? Não achei nenhum curto. Injetei tensão nas linhas de 3,3 e 5V e nada aqueceu e o consumo da assimétrica acusou 50mA quando injetei tensão na linha de 5V.
  14. Bom dia amigos, Estou com esse note morto. Não liga. Tem 19V na placa. As primárias de 3,3V e 5V estão faltando. Percebi aquecimento no PWM (PU7) de 3,3V e 5V. Algumas tensões medidas: Pino 7 (LDO) = 5V Pino 3 (V5FILT)= 5V Pino 1 (VREF2)= 1,9V Pino 6 (VIN) = 19V Pino 14 (EN1)= 0,58V ** Pino 27(EN2) =0,58V ** (** creio que estejam baixas) Não há curto nas bobinas PL11 e PL12 para o terra. Não há mos-fets em curto nessa linha. Regravada BIOS, tirada pilha Cmos e trocado PU7. Injetei 5V na linha de LDO e nada aquece. Injetei 3,3 V no pino 5 (VREF3) e tbm nada aquece. Defeito permanece. Link do esquema:
  15. Netbook ligava e não dava vídeo. Medindo a tensão no PQ27 tinha +3,3V no dreno e no source a tensão era de +1,35V às vezes baixando para 1,28V. Como não encontrei esquema dessa placa e estando o mos-fet sozinho na linha de tensão, supus que ele somente teria a função de chaveamento direto: de +3,3V para +3,3V. Tirei mos-fet da placa e fazendo sua medição verifiquei que ele não mantinha canal aberto por muito tempo quando ativado no gate. Então fiz um jumper entre dreno e source e a placa passou a dar vídeo. Trocado o mos-fet e defeito resolvido.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...

×