Ir para conteúdo

Neo

Moderador++
  • Posts

    2.672
  • Posts por dia

    2,21
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos

    4380
  • País

    Brasil

Última vitória de Neo foi em 22 de Dezembro 2017

Seu conteúdo foi o mais bem avaliado!

1 Seguidor

Sobre Neo

  • Rank
    Tradutor
  • Data de Nascimento 23-03-1981

Informação Pessoal

  • Localidade
    Biguaçu sc
  • Texto pessoal
    GO GO GO ;D

Últimos Visitantes

348 visualizações
  1.  devolvido Note. Samsung Rv-R430 MB BA92-06262A não segura bios

    Qual a sua dúvida?
  2. @CRISANTO Para resolver de vez esta questão de valores de resistores: Precisas passar os valores corretos, se usas a escala de 200 Ohms e encontras um valor de 33,00 no visor, então o valor do resistor é 33 Ohms. Se no entanto usares a escala de 200K e encontrares um valor de 33,00 no visor, então o valor do resistor é 33K não 33 Ohms. Desde que estejas medindo na escala correta, e portanto que o resistor seja de 37K acredito que neste caso especifico não haverá problema, mas o ideal é sempre manter o mesmo valor, pois a função deste resistor neste caso é propiciar uma queda de tensão para o correto funcionamento do gate do mosfet, se usares um valor muito alto a queda poderá ser maior do que o gate precisa para ser ativado, um valor muito menor e a queda de tensão pode não ser suficiente para ficar dentro do valor máximo de tensão que o gate do mosfet suporta sem se danificar. 33k é um valor comercial, não deve ser difícil de achar, smd ou não, funcionará do mesmo jeito, eu preferiria colocar um resistor comum no lugar e manter o valor adequado não encontrando o 33k tens o de 30k que também é valor comercial, e é o valor mais próximo dele. Abraço.
  3.  devolvido Note. Samsung Rv-R430 MB BA92-06262A não segura bios

    Então, se nesta placa está sendo usado um diodo duplo, ele deve ter catodos interligados no pino central enquanto os dois terminais do outro lado são as entradas, então a tensão de 3v deveria estar presente no pino central independente de haver ou não outra fonte de alimentação além da pilha da placa mãe, como disse o @Gilson Macedo. Se bem me lembro passei trabalho para encontrar equivalentes desse diodo no passado, pois além de duplo com catodos interligados no pino central ele tem que ser schottky, caso contrário a própria queda de tensão inerente a passagem da corrente pelo diodo impede o circuito de funcionar adequadamente, a queda para um diodo normal é da ordem de 0.60V a 0.70V, enquanto no schottky fica na casa de 0.15v a 0.30v dependendo do modelo. Imagino que o BAT54C sejá o diodo ideal para substituição. Abraço.
  4. Concordo plenamente com esta afirmação acima, mas acho importante tentar localizar o problema antes de fazer um jumper ali, já vi casos de pipocar alguma coisa ao fazer o jumper e depois não conseguirmos localizar o que pipocou, inviabilizando o conserto da placa. Se 3 placas tinham o mesmo valor de resistor imagino que o valor correto seja o das placas 19k portanto no PR227, pode ser erro no esquema ou uma revisão diferente, e embora não seja absolutamente impossível, encontrar um caso em que um resistor altera para valor menor, via de regra isso seria bem mais complicado de acontecer, o normal é ele abrir ou alterar para um valor maior. Levando em conta que a tensão está menor no lado do BATDIS_G do que na entrada de +VH28 ( Voltage HIgh 28v) do PR227, e que PQ9 já foi removido da placa e nada mudou, imagino que PQ56 deve estar em curto mantendo terra em seu drain apesar do charger entregar nível lógico baixo no seu gate partindo do pino 23. Acredito que substituindo o resistor para o valor original e também o PQ56 o problema deverá ser resolvido. Abraços.
  5. Só muda a data e as cores pelo que percebi, em relação ao que temos no fórum, não encontrei discrepâncias, numa olhada rápida em ambos. Este que postasse tem a vantagem de poder copiar os textos, única diferença que vi, mas mesmo assim essa mesma versão do esquema já consta na base de dados do fórum postada pelo @matrix maxfire link: Permanece o arquivo mais antigo em caso de duplicidade, portanto estou excluindo o seu link @CRISANTO Relativo os resistores citados o @wjinformatica deve ter se confundido no valor que citou ou ele levou em consideração o fato de que especificaste a escala de 200k. De qualquer maneira ele tem razão, o resistor deveria ter 33k e pelo que estou entendendo tem 100k, então precisa ser substituído.
  6. Opa tudo joia? O esquema que baixei mostra que R185 deveria ser 33k e R68 22k, será que estou com esquema errado? Qual estão usando para a análise? O que entendo deste esquema relativo as fontes VS é o seguinte: O kb926 (problemático este componente) deve gerar SUSP# = 3V, Quando isso acontece SUSP# chega no q28b aterrando VL e RTCVREF em seus respectivos resistores, desta forma SUSP que por padrão tem uma tensão positiva passa a estar aterrado, neste momento q8b e q17b deixam de aterrar as saídas de 5vs e 3.3vs, ao mesmo tempo em que q8a e q17a deixam de aterrar r68 e r185, que agora deveriam deixar passar uma tensão positiva maior que as tensões presentes nos respectivos drains para o gate dos Q6 e Q12. SYSON e SUSP# aparecem praticamente ao mesmo tempo, não encontrei no esquema nenhum uso para SYSON#, mas SYSON é usada por exemplo para ativar +1.8V dentre outras fontes secundárias. Já tive problemas em placas compal de modelos similares, no circuito da página 31, PU1A, que não gerava ACIN, este por sua vez tem que chegar no KBC e o no PONTE SUL para que a sequência de power aconteça corretamente.
  7. Problemas relacionados ao power on/off desta placa são quase sempre associados ao p2808 "P U4" página 82 do esquema ou ao kbc, it 8502e. Quando acabar os testes solicitados pelo @CJ verifique por favor as tensões que encontra no p2808 depois de desligar a placa, no estado em que deveria mas não liga. Verifique também como ficam as tensões durante o primeiro pressionamento do power para desligar a placa.
  8. Opa, tudo joia? Quando for pra colocar chapa de cobre em um dissipador que arrefece dois chipsets tens que colocar a chapinha nos dois, caso contrário o que acontece é que um dos chipsets fica sem contato adequado com o dissipador e superaquece, podendo queimar ou gerar problema com as esferas, pois fica em desnível em relação ao chip com chapinha. Colocar thermal pad neste caso não é nem de longe uma boa ideia, não faz muito tempo discorri sobre o assunto: Tem dois jeitos de aprender as coisas na vida, um é escutando conselhos, outro é quebrando a cara, o primeiro não traz prejuízo, o segundo costuma trazer.
  9. Opa, tudo joia? Vá em assinaturas e em download grátis, no menu principal do fórum, escolha a opção download 1 e assine te dei um joinha para que possa baixar o esquema. Pra localizar o esquema é só usar o menu Atividades, pesquisar também no menu principal do fórum. Essa placa costuma dar problema em alguns capacitores que ficam praticamente ao lado do conector da placa do power button. logo abaixo de onde tem o modelo escrito na placa, verifique os 4.
  10. Como eu disse, vi tópicos relatando muitos problemas com o equivalente dele, nunca peguei um aqui na bancada com problema, nunca fiz uma análise mais aprofundada então este foi só um palpite na realidade com base em constatações alheias, mas levando em consideração sua última colocação realmente faria menos sentido ser defeito nele já que o problema acontece igualmente em monitor externo. Mas a troca do processador e o teste com unigine heaven creio que não haja objeção né?
  11. Acho que um teste com programa tipo unigine heaven seria interessante pois se o defeito for na gráfica dedicada, a tendência é do teste nem conseguir abrir. Visto que a máquina não tem seleção de vídeo padrão na bios, trocar o processador caso seja possível também ajudaria a identificar possível problema no vídeo integrado que pode estar sendo usado como padrão para o boot da máquina. Se nada disso ai surtir efeito acredito que teria que verificar o u9388 já vi alguns tópicos por aqui de gente dizendo que o problema da máquina era o equivalente dele em outras placas. Com esses testes ai evitaríamos uma abordagem mais complexa.
  12. Não tem seleção na bios? Se tiver é mais fácil e tem o mesmo resultado. Se não tiver eu tento te ajudar sim.
  13. Cara até pode sim tive problemas similares relacionados ao card-reader em pelo menos uma máquina, não lembro se arranquei ou se substitui. Mas fico aqui pensando qual o vídeo está definido como padrão na bios, se é que tem essa configuração. Pode ser que esteja carregando no vídeo dedicado com problema e quando chega no windows passa para o integrado do processador ou vice e versa, se tiver essa config vale apena checar.
  14. @Paulo Noce Hhuaehuaeuhaehuaehueahuae estás melhor de badulaques do que eu Mas a desorganização organizada é bem parecida hueauheahuaehuaeuh
  15. Não posso falar dos demais, mas VC97 e HM-2090 que são a mesma coisa de fato, apenas com embalagem pouco diferentes, posso dizer que são confiáveis e robustos, as escalas do capacímetro e do frequencímetro não atendem todas as necessidades pra quem trabalha com notebooks, mas quebram um galhão pra quem precisa destas funções e por algum motivo não pode ou não quer comprar produtos separados. O que ele fica devendo é um indutímetro e uma porta usb. Tentar medir escalas acima de 30mhz vai danificar a escala, já aconteceu com outro membro do fórum e pra confirmar a teoria eu queimei a minha também huehuehuAEhuaEuhahuA. Mas pelo menos agora posso alertar os colegas sobre isso, ela não me faz falta visto que tenho um osciloscópio na bancada. A escala de diodos separada da escala de continuidade (BIP), ajuda muito, depois que se acostuma a ela não da mais pra viver sem. Ele demora um pouco a exibir medições em corrente alternada, isso acontece porque por ser true rms ele faz os cálculos com base em amostragem e não média de valores lidos como os multímetros não true rms. A escala de temperatura pelo menos pra mim tem sido muito útil ao longo dos anos que ele me acompanha. A função de energy saver é maravilhosa, teria gasto muito mais com baterias se não tivesse, e pra cancelar o desligamento automático quando ele da o primeiro bip de aviso basta pressionar o SELECT por 3 segundos. Na época em que comprei este aqui estava muito interessado em um modelo da mínipa et 2082c que não é mais fabricado, mas hoje acho que não trocaria meu multímetro, se por ventura estragar e eu conseguir achar o mesmo, eu compro de novo. Abraço.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...

×