Ir para conteúdo
e_favero

dúvida Dell Inspiron 1525 / 07211-3 DS2 Intel 48.4W002.031 / Não liga, mortinha.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Senhores, estou com esta placa, onde já fiz os seguintes testes:

Mosfet's U47 / U48 (AO4433 ambos):

dreno: 19,66 V / dreno: 19,66 V

source: 19,66 V / source: 19,66 V

gate: 3,14 V / gate: 6,34 V

O chip da BIOS (U21) tem as seguinte tensões:

1= 3,30 V

2= 1,4 V

3= 3,27 V

4= 0 V

5= 0 V

6= 0 V

7= 3,27 V

8= 3,30 V

O PWM ISL6262ACRZ (U43) tem 19,66 V no pino 20 (VIN).

O charger MAX8731A (U46) tem as seguintes tensões:

22 (DCIN)= 19,66 V

27 CSSN= 19,66 V

17 (CSIN)= começa em 0,40V e vai subindo de 0,01 em 0,01. Parei de medir em 1,68 V...

16 (FBSB)= 1,xx e vai descendo até próximo de 0 V

15 (FBSA)= mesma coisa do pino 16...

Conector CN2 do flat do Power:

1= 0V

2= 0V

3= 3,27V

4= 3,27V

5= 0

6= 1,5 a 1,7V

7= 1,5 a 1,7V

8= 1,40 a 1,68 V

Mosfet U5 (AO4433) próximo ao charger:

dreno: 19,66 V

source: 0,28 V

gate:  19,66V

Na bobina L14 e no resistor R204 próximos ao charger, há a mesma tensão do gate do U5 e vai caindo quando deixo a ponteira um tempo ali...

O Super I/O WPC8763LA0DG (U22), tem as seguintes tensões:

AC_IN (pino 93)= 0

ACDC_ID (pino 117)= 0 

AVCC (pino 102)= 3,30 V

PM_SLP_S3 (pino 64)= 0

PM_PWRBTN# (pino 119)= 0

Quando pressiono o botão do power (SW1), nada se altera na tensão do seu flat e nem do Super I/O.

Encontrei no ForumNow uns posts onde um cara estava com o mesmo problema, porém no caso dele o PWM TPS51120 (U56) esquentava muito. No meu nada esquenta! O Super I/O  WPC8763LA0DG (U22) que está na placa não tem datasheet, só tem do WPC8763L, que segundo o cara lá não são a mesma coisa, pois ele testou os dois e só funcionou quando colocou o mesmo modelo (o defeito era o Super I/O). Realmente não encontrei o datasheet. Mesmo assim medi as tensões desse CI:

1= 0

2= 1,97 V

3= 0

4= 0

5= 4,51 V

6= 0,04 V

7= 0

8= 0

9= 0

10= 4,91 V

11= 19,66V

12= 5 V

13= 5V

14= 3,30 V

15= 4,92 V

16= 0

17= 0

18= 0

19= 0

20= 4,5 V

21= 0,04 V

22= 0

23= 2,40 V

24= 1,60 V

25= 0

26= 5 V

27= 0

28= 0

29= 1,97 V

30= 0 V

31= 5 V

32= 0

Queria uma ajuda dos colegas que têm experiência pra me auxiliar na medição destes CI's. Estou com a placa só com processador e memória sem nenhum periférico conectado. Amanhã vou remover a EEPROM e gravar o arquivo ROM pra teste...

Editado: por e_favero

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

@e_favero Amigo se tem todas as tensões primárias, regrave o Bios primeiro. Use mais de uma arquivo se não der certo o primeiro. Depois se der erro durante o processo de gravação, troque o CI. Caso não dê certo, é baixar o esquema e ajudaremos a analisar.

Compartilhar este post

Link para este post
1 minuto atrás, ElianLaptop disse:

em alguns equipamentos é muito importante o bom funcionamento da pilha 3v da placa mãe. verificou este circuito? trocou pilha? deu reset nos terminais onde encaixa a pilha? 

Obrigado @ElianLaptop. Sim, esta placa está sem a bateria há alguns meses. Coloquei uma nova ontem com 3,3V e dei curto nos terminais durante alguns segundos, mas notei que só com a bateria colocada na placa sem a fonte, não há tensão nenhuma nos pinos da EEPROM. É assim mesmo?

Compartilhar este post

Link para este post
4 minutos atrás, e_favero disse:

Obrigado @ElianLaptop. Sim, esta placa está sem a bateria há alguns meses. Coloquei uma nova ontem com 3,3V e dei curto nos terminais durante alguns segundos, mas notei que só com a bateria colocada na placa sem a fonte, não há tensão nenhuma nos pinos da EEPROM. É assim mesmo?

assim mesmo, se 3v for susp

Compartilhar este post

Link para este post

@ElianLaptop, desculpe, mas não tenho créditos para download aqui no fórum, então fiz uma rápida pesquisa e postei o primeiro link que dizia "schematic".

Bom, trago novidades: após regravação da BIOS e colocação de uma bateria nova ele começou a esquentar o Chipset PN e CPU, mas não acendeu nenhum LED nem mostrou imagem. Acredito que os LEd's da plaquinha do Power Button devem acender quando ele funciona normalmente. Sei que no start ele faz uma pirueta nos LED's de controle de som. A novidade melhor é que o TPS51120 (U56) está esquentando bastante a ponto de queimar o dedo se deixo ali uns 5 segundos, exatamente como no caso do amigo do ForumNow que relatei acima. Parece que eram dois problemas. A BIOS parece estar resolvida. Vou providenciar um PWM e um Super I/O (por precaução), trocar e posto o resultado...

Compartilhar este post

Link para este post
2 horas atrás, Jakers Binder disse:

@e_favero

Antes de trocar o PWM, veja se não há curto na linha das bobinas L6 e L7.

@Jakers Binder, medi a tensão em cima do C249 onde deveria vir 5V pelo esquema, mas tem só 0,11 V. Também quando testo a continuidade em cima dele e nos capacitores ao redor, só nele "apita" (mesmo mostrando resistência de "0,66" no multímetro). Também medi a tensão sobre a bobina L7 e está zerada.

No mosfet U29 seu dreno tem os 19,66 V, mas o source e o gate estão zerados, enquanto o U28 tem 2,22 V no source e 2,11 V no gate. Já no mosfet U32, o seu gate tem 2,41 V, o source está zerado e o dreno também está zerado porque obviamente a bobina L7 receberia dele a tensão de 3,3 V. Será então este C249 em curto?

* edit: quando fui medir o pino 22 do TPS51120, medi primeiro na chegada do C577 porque segui a trilha e ela dava no pino 22. Mas fiz a cagadinha de querer medir diretamente no pino do CI, quando me descuidei e deu curto com o pino 21. Depois disso é que fui medir as adjacências das bobinas...

Editado: por e_favero

Compartilhar este post

Link para este post
20 minutos atrás, wizof36 disse:

@e_favero Eu ainda faria a gravação com outros arquivos até esgotar a possibilidade do Bios! Troque também o CI do Bios, pode estar com defeito!

@wizof36 sim, farei isso assim que resolver o problema de superaquecimento no U56. Ele está fritando. Acho que achei curto no C249....

Compartilhar este post

Link para este post

Pelo datasheet do TPS51120 (U56 no esquema da placa) deveria sair 5V nos pinos 16 e 25, onde eles chegam nos gates dos U32 e U26, respectivamente, mas encontro só 2,33 e 2,42 V, respectivamente...

Sem título.jpg

Compartilhar este post

Link para este post

Alguém consegue decifrar qual a especificação do capacitor C249, identificado como SC10U105VKX-2GP? Tentei pelo código SMD na internet, ms não consegui...

Compartilhar este post

Link para este post
2 horas atrás, e_favero disse:

Alguém consegue decifrar qual a especificação do capacitor C249, identificado como SC10U105VKX-2GP? Tentei pelo código SMD na internet, ms não consegui...

Pode trocar por um de mesmo tamanho e cor.

Compartilhar este post

Link para este post

@e_favero

Tá medindo os pinos correto do U56 ?

Digo isso porque as medidas que vc postou na resposta #1 não estão batendo...

Por exemplo:

Pino 24 vc aferiu como 1,60v.... mas ele é gnd.

Pino 2 vc aferiu como 1,97v e pino 7 com 0v... mas eles estão na mesma trilha.

E por aí vai...

Compartilhar este post

Link para este post
Em 14/11/2017 às 18:46, Jakers Binder disse:

@e_favero

Tá medindo os pinos correto do U56 ?

Digo isso porque as medidas que vc postou na resposta #1 não estão batendo...

Por exemplo:

Pino 24 vc aferiu como 1,60v.... mas ele é gnd.

Pino 2 vc aferiu como 1,97v e pino 7 com 0v... mas eles estão na mesma trilha.

E por aí vai...

@Jakers Binder esta primeira medição ficou toda errada, desconsidere. Inclusive como citei acima, quando fui conferir o pino 22 deu curto com a ponta de prova no pino abaixo. Depois disso o Chipset e a CPU pararam de esquentar, mas o PWM passou a esquentar muito, bem mais do que antes. Foi aí que segui sua dica de medir as bobinas e achei o C249 em curto. Vou providenciar a substituição desse capacitor para ver se o PWM pára de esquentar tanto e depois com uma ponteira de prova mais fina vou refazer a medição do U56 e posto aqui. Abraço.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• 3 Posts
    • 15 Visualizações
    • 10 Posts
    • 131 Visualizações
    • 5 Posts
    • 30 Visualizações
    • 1 Posts
    • 3 Visualizações

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...