Ir para conteúdo
  • Publicações
    8
  • Comentários
    3
  • Visualizações
    275

Atenção no reparo de equipamentos da Apple.

Paulo Noce

112 visualizações

Não sei se todos sabem, a Apple tem um sistema de rastreamento e bloqueio pelo serial number da máquina. Se o mac é roubado o dono aciona via software o bloqueio e rastreamento de sua máquina. Após este bloqueio quando ligamos o macbook ou qualquer outro aparelho Apple, aparece um cadeado solicitando a digitação de 4 dígitos. Este bloqueio é feito na bios ICloud e no hd e mesmo trocando o hd, irá continuar bloqueado até que se solicite mediante a nota fiscal o desbloqueio desta máquina. Este bloqueio é identificado como código PIN.

Eu particularmente nem gosto de atender clientes com este problema. No caso em minha loja, quando aparece alguém com um equipamento com este problema, a primeira coisa que lhe pergunto é se tem nota fiscal...Se tiver tudo certo com a documentação ate resolvo o problema, mas 99% dos casos, ninguém tem nota e informa que comprou de um amigo ou na internet.

Muitas lojas na Sta Efigênia, já receberam a polícia em sua porta, informando que uma máquina apple foi roubada e pelo rastreio a máquina estava naquele endereço.

Outra questão, para retirar este problema, não adianta qualquer procedimento que se faça em notebook. A solução é simples, mas problemática se for máquina roubada e estivermos compartilhando a ajudar estes casos.

Orientações da apple se vc perdeu ou esqueceu a senha de firmware.>  https://support.apple.com/pt-br/HT203409

Abaixo como bloquear, limpar e rastrear um equipamento da apple.

Aqui orientações da apple, para perda ou roubo de um mac >  https://support.apple.com/pt-br/HT204756

Aqui orientações da apple, para perda ou roubo, iPhone, iPad e iPod Touch>  https://support.apple.com/pt-br/HT201472

A orientação é sempre fazer ordem de serviço de entrada com os dados correto do cliente e caso tenha que regravar a bios, sempre manter o serial number original.

Eu tenho o costume de antes de regravar a bios, salvar a bios e ver se o serial que se encontra bate com o número da tampa. Se estiver tudo ok faço a regravação e mantenho o serial original.

Agora se a bios não bater com a tampa, informo o cliente que o serial está incorreto e pergunto se poderemos colocar o correto.

Agora pergunto...qtos macs não temos com o serial incorreto. Qtas bios baixadas e somente regravadas sem mudar o serial para o número que corresponde a tampa do mac. 

Se tiver uma bios de mac em nosso gerenciador de arquivos e está bios é de máquina roubada ou mesmo boa, imagina se 10 usuários baixarem e manterem o mesmo serial...Se caso a máquina de origem desta bios for roubada e o dono acionar o bloqueio, teremos 10 máquinas bloqueadas e rastreadas.

Portanto, o procedimento correto é...

- Caso venha um aparelho da apple com cadeado solicitando senha, corra deste problema e informe ao cliente para levar diretamente na apple com a nota fiscal.

- Quando houver a necessidade de se regravar a bios destes equipamentos por qualquer outro motivo que não seja o bloqueio,  não esqueça de manter o serial original da máquina.

Obs...só lembrando que este bloqueio, pode ocorrer por vários motivos e não somente por ser máquina roubada. Mas é sempre bom, ficar esperto nestas máquinas com este problema.

Neste meu blog, temos o procedimento para regravar a bios de mac, caso necessário.

Se você configurar uma senha de firmware no Mac, um ícone de cadeado poderá ser exibido durante a inicialização ao tentar iniciar o Mac por meio de outro volume, como uma unidade externa ou a Recuperação do macOS. Digite a senha de firmware para continuar a inicialização.

mac-firmware-lock-icon.png

Se você bloquear o Mac pelo Buscar Meu Mac, uma tela de bloqueio de quatro ou seis dígitos será exibida na inicialização. O Mac não continuará o processo de inicialização até que o código seja inserido.

mac-find-my-mac-screen.png



1 Comentário


Comentários em destaque

Excelente todas as informações. Mas faço uma observação principal para  a importância de não colaborarmos com bandidos, jamais devemos desbloquear algo sem saber quem realmente é o dono. Esse mercado absurdo de coisas roubadas, que alimenta a vagabundagem que tira nosso sossego nas ruas e no trabalho, é alimentado pelas pessoas sem escrúpulos que tornam funcionais novamente os aparelhos ilícitos bloqueados.

Parabéns pelo artigo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...

×