Ir para conteúdo
  • Publicações
    8
  • Comentários
    7
  • Visualizações
    296

Sobre este Blog

Abaixo um vídeo que fiz, com o procedimento de ME clean region de uma placa Samsung NP 270E.

Muitas bios que baixamos para regravação é necessário que a região esteja limpa. Este processo, deixa a bios original de fábrica.

Se tivermos problemas em outras regiões da bios, não adianta somente limpar esta região. Temos que baixar uma que esteja boa e passar este procedimento, para que a mesma seja compatível e funcione perfeitamente em nossa placa.

Alguns problemas que temos após regravar a bios.

Máquina demora para dar vídeo.

Problemas no vídeo e Wi-Fi, entre outros...

 

 

Todas as publicações neste Blog

Paulo Noce

Fiz um vídeo explicando a um usuário aqui do fórum, do porque na linha apple utilizo a solda lead-free.

Se a linha apple é própria para usar programas pesado e dá problema, imagina se usar estes programas na linha de notebook's.

A dúvida do usuário @Henriqueam  >  

Olá Pessoal, estou com uma duvida cruel, e preciso da experiencia de vocês para me ajudar, rs.

Então, MacBook da serie a1286 e outros com o hardware parecido chegam aqui com problemas de vídeo, como sem vídeo, tela com riscos, imagem embaralhada, coisas relacionas ao vídeo. Ai que vem o problema, faço o reball e o problema é corrigido, mas ai passa pouco tempo e o macbook volta, ai faço a troca do chip para um novo (mas não uso a solda leadfree que vem no chip, faço a troca para a solda com chumbo), ai da um tempo, um pouco mais longo e macbook volta. Alguém tem alguma dica sobre o assunto, por que os reballs que faço não costumam a voltar em Notebooks! Agradeço a todos.

Vídeo abaixo que postei para ajudar o colega.

Paulo Noce

Não sei se todos sabem, a Apple tem um sistema de rastreamento e bloqueio pelo serial number da máquina. Se o mac é roubado o dono aciona via software o bloqueio e rastreamento de sua máquina. Após este bloqueio quando ligamos o macbook ou qualquer outro aparelho Apple, aparece um cadeado solicitando a digitação de 4 dígitos. Este bloqueio é feito na bios ICloud e no hd e mesmo trocando o hd, irá continuar bloqueado até que se solicite mediante a nota fiscal o desbloqueio desta máquina. Este bloqueio é identificado como código PIN.

Eu particularmente nem gosto de atender clientes com este problema. No caso em minha loja, quando aparece alguém com um equipamento com este problema, a primeira coisa que lhe pergunto é se tem nota fiscal...Se tiver tudo certo com a documentação ate resolvo o problema, mas 99% dos casos, ninguém tem nota e informa que comprou de um amigo ou na internet.

Muitas lojas na Sta Efigênia, já receberam a polícia em sua porta, informando que uma máquina apple foi roubada e pelo rastreio a máquina estava naquele endereço.

Outra questão, para retirar este problema, não adianta qualquer procedimento que se faça em notebook. A solução é simples, mas problemática se for máquina roubada e estivermos compartilhando a ajudar estes casos.

Orientações da apple se vc perdeu ou esqueceu a senha de firmware.>  https://support.apple.com/pt-br/HT203409

Abaixo como bloquear, limpar e rastrear um equipamento da apple.

Aqui orientações da apple, para perda ou roubo de um mac >  https://support.apple.com/pt-br/HT204756

Aqui orientações da apple, para perda ou roubo, iPhone, iPad e iPod Touch>  https://support.apple.com/pt-br/HT201472

A orientação é sempre fazer ordem de serviço de entrada com os dados correto do cliente e caso tenha que regravar a bios, sempre manter o serial number original.

Eu tenho o costume de antes de regravar a bios, salvar a bios e ver se o serial que se encontra bate com o número da tampa. Se estiver tudo ok faço a regravação e mantenho o serial original.

Agora se a bios não bater com a tampa, informo o cliente que o serial está incorreto e pergunto se poderemos colocar o correto.

Agora pergunto...qtos macs não temos com o serial incorreto. Qtas bios baixadas e somente regravadas sem mudar o serial para o número que corresponde a tampa do mac. 

Se tiver uma bios de mac em nosso gerenciador de arquivos e está bios é de máquina roubada ou mesmo boa, imagina se 10 usuários baixarem e manterem o mesmo serial...Se caso a máquina de origem desta bios for roubada e o dono acionar o bloqueio, teremos 10 máquinas bloqueadas e rastreadas.

Portanto, o procedimento correto é...

- Caso venha um aparelho da apple com cadeado solicitando senha, corra deste problema e informe ao cliente para levar diretamente na apple com a nota fiscal.

- Quando houver a necessidade de se regravar a bios destes equipamentos por qualquer outro motivo que não seja o bloqueio,  não esqueça de manter o serial original da máquina.

Obs...só lembrando que este bloqueio, pode ocorrer por vários motivos e não somente por ser máquina roubada. Mas é sempre bom, ficar esperto nestas máquinas com este problema.

Neste meu blog, temos o procedimento para regravar a bios de mac, caso necessário.

Se você configurar uma senha de firmware no Mac, um ícone de cadeado poderá ser exibido durante a inicialização ao tentar iniciar o Mac por meio de outro volume, como uma unidade externa ou a Recuperação do macOS. Digite a senha de firmware para continuar a inicialização.

mac-firmware-lock-icon.png

Se você bloquear o Mac pelo Buscar Meu Mac, uma tela de bloqueio de quatro ou seis dígitos será exibida na inicialização. O Mac não continuará o processo de inicialização até que o código seja inserido.

mac-find-my-mac-screen.png

Paulo Noce

Abaixo dois vídeos, sendo um mostrando o circuito curve trace para se usar com um osciloscópio digital ou analógico, com opção XY e podendo comparar uma placa boa com uma com defeito. E o segundo vídeo, um osciloscópio USB com seu componente principal PIC e o circuito curve trace, onde poderá gravar as curvas de um determinado componente e depois comparar com uma placa com defeito.

Além das ferramentas de bancada, osciloscópio, multímetro, analisadores lógico e outros, mais uma para ajudar nos reparos de placa de notebook e macbook.

Alguns colegas já ouviram falar destes equipamentos, onde qualquer usuário poderia comprar e sem esquema elétrico e noção técnica, iria consertar qualquer aparelho.

Bom, isto não é verdade. Este é mais um equipamento para ajudar em um diagnóstico, juntamente com esquemas elétricos e conhecimento de eletrônica. 

Quando medir a curva de um componente na placa, temos que lembrar que este está ligado a outros circuitos, portanto é necessário acompanhar o esquema elétrico e com certeza entender da eletrônica.

 

Neste segundo vídeo temos no final, imagens do curve trace com osciloscópio e o osciloscópio USB, já montado em uma caixa.

Paulo Noce

Vídeo abaixo, analisando uma placa de mac 820-3209 que não carrega bateria. Aproveito ainda, para mostrar alguns equipamentos que utilizo para estes reparos, tanto em placa de mac como de notebook.

O osciloscópio que estou usando no vídeo é um modelo Hantek 6022, um outro osciloscópio montado com PIC e trace, um teste USB para ver a placa inicializar e um analisador lógico.

O diagnóstico final, foi uma trilha aberta no pino 17 do charger U7000.

Vídeo abaixo da conclusão do defeito.

 

Paulo Noce

O porque do procedimento para regravar bios de mac ?

Quando regravamos uma bios que baixamos, estamos colocando o Serial Number de outra máquina de outro usuário. O importante é manter sempre o serial original que está na tampa do macbook.

Abaixo procedimento para regravar e manter a bios com seu Serial Number original.

 

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...

×